Equipe prepara-se para disputar os campeonatos Sul-Sudeste, em Barueri; Brasileiro, em Salvador; e Pan-Americano, provavelmente em Curitiba.
POR PAULO PINTO / GLOBAL SPORTS
23 DE ABRIL DE 2023 / SÃO PAULO (SP)
Com o apoio da Rede de Ensino Elite de São José dos Pinhais, a Federação de Karatê-dô Tradicional do Paraná (FKTPr) realizou no sábado (14) o primeiro treino geral desta temporada no dojô da unidade do centro da instituição, reunindo cerca de 35 atletas.
O treino de oito horas foi coordenado pelo professor Ricardo Buzzi, pentacampeão mundial de karatê, diretor técnico da FKTPr e técnico das seleções paranaenses. Ele explicou como foram selecionados os atletas para esta temporada.
“A convocação para o primeiro treino geral da seleção paranaense de 2023 foi feita a partir dos resultados dos atletas na Copa dos Campeões de 2022, mas alguns nomes foram adicionados com base na participação na primeira etapa do Campeonato Paranaense.”
O técnico elencou as principais competições programadas para este ano. “Este treinamento, que se repetirá por diversas vezes na temporada, visa a preparar os atletas que disputarão os campeonatos Sul-Sudeste, em Barueri (SP), no mês de julho; o Brasileiro, em Salvador (BA), em setembro; e o Pan-Americano, em novembro, que deve realizar-se em Curitiba (PR).”
Na avaliação de Jean Laure Edoardo de Oliveira, presidente da FKTPr, a equipe tem quase 90 dias para ajustar-se e fazer a sintonia fina para o primeiro desafio da temporada. “Estamos ainda no início dos trabalhos e muitos atletas do interior não puderam comparecer a este primeiro treino, mas, como sempre, nos próximos encontros iremos fazendo os ajustes necessários para deixar a equipe 100% até o começo de julho.”
Ponto alto
O destaque deste primeiro treino da seleção de karatê do Estado do Paraná foi a participação inesperada de Gilberto Gaertener, ex-presidente da FKTPr e da Confederação Brasileira de Karatê Tradicional (CBKT), que hoje é o líder mundial da International Traditional Karate Federation (ITKF), atendendo ao convite do professor Jean Laure.
“Foi com muita satisfação que recebi o convite para participar do primeiro treino da seleção paranaense de 2023. Minha trajetória técnica e de gestão começou justamente nessa entidade, com a qual eu tenho uma ligação afetiva muito grande. Fui diretor técnico quando o sensei Júlio Takuo Arai assumiu a presidência na continuidade da primeira gestão da federação e na sequência fui presidente por dois mandatos. É muito bom voltar às nossas origens e observar que o trabalho está sendo muito bem feito pela atual diretoria, além de constatar que a tradição continua”, disse o chairman da ITKF.
Entre os atletas convocados que partiparam do treino estavam Ana Morozini (Ichigeki), André Botko (Acokat), Andrew Galo (Ichiban), Celso Soares (Dento), Daniella Garcia (Ichigeki), Ennzo Goldino (Acokat), Eron Zonatto (Ichiban), Ester Ossak (Dento), Ezequiel Lukascievicz (Acokat), Fernanda Oliveira (Shuri), Gabriel Santos (Soares), Gabriel Silva (Acokat), Giovana Amboni (Hagakure), Giovanna Nicoli Scuissiatto Silva (Carollo Kan), Giovana Magdal de Lima (Taeru-Kan), Jean Laure Edoardo (Ichiban), João Oliveira (Acokat), Joel Bini (Ichigeki), Leonardo Loures (Acokat), Letícia Gloeden (Ichigeki), Luana Neves dos Santos (Shuri), Pedro Verissimo (Carollo Kan), Rafael Andrade (Acokat), Rafaela Hyczy (Ichigeki), Rhuana Souza (Acokat), Samuel Kruk (Acokat), André Leite, Aline Brol, Alison Felipe M. Costa, Ana Luiza Colleti, Bruno de Jesus, Daniel Carollo, Guilherme Leal, Leonardo Valente Hyczy, Lucas Vinicius A. D. e Samuel Karpinski.
Clique AQUI e acesse a pasta de fotos do primeiro treino de 2023 da seleção paranaense de karatê tradicional